Uma inovação mostrada pela Fulton Innovation na CES pode tornar realidade a transferência de energia elétrica sem fios em breve, segundo o jornal britânco The Independent. Chamada de eCoupled, a novidade funciona através de um princípio chamado de "near-field resonant magnetic induction", ou traduzindo ao pé da letra, indução magnética resonante de campo próximo. Simplificando, a energia é transferida de um ponto ao outro através de imãs, ao invés dos tradicionais fios.
A tecnologia já existe há algum tempo e é usada, por exemplo, nos laptops Latitude Z da Dell. Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) também já fazem experimentos desse tipo desde 2007.
Apesar disso, a eCoupled se diferencia porque o carregador se comunica direto com o aparelho e detecta quando há necessidade de energia. Dessa forma, a fonte recarrega o aparelho automaticamente assim que ele entra no alcance.
A empresa garante que a tecnologia já possui 98% de eficiência e pode, finalmente, desaparecer com o emaranhado de fios que hoje existe em qualquer casa
Nenhum comentário:
Postar um comentário