sábado, 20 de outubro de 2007

Extraindo um filme de DVD e convertendo para Divx


1.Introdução

    Este é o método mais fácil de se extrair e converter um filme de DVD para a nova tecnologia Divx. Para tanto, é usado um recente programa chamado Flask MPEG, disponível na área de download desse CD virtual. Além do Flask MPEG, você vai precisar do CladDVD ou VobDec, do DivX Coded 3.11 ou superior e opcionalmente do VirtualDub. Recomendamos ainda a instalação do programa Directx, pois alguns programas requerem as bibliotecas desse programa para manipular as funções multimídia do Windows.

    Também é necessário no mínimo um processador de 350 MHz e 32 MB de memória RAM, além de um HD com um generoso espaço (leia-se 4 GB livres no HD).

    2.1 Copiando o filme com o CladDVD

    Diferente do DeCSS e do VobDec, o CladDVD é uma interface gráfica que simplifica ao máximo a ripagem do filme. Basta você colocar o DVD que deseja copiar no drive, selecionar o destino do arquivo e clicar no botão "Rip Full DVD". Opcionalmente, você pode selecionar arquivo por arquivo para a extração.

  1. Configurando o Flask MPEG

Após extrair os arquivos do DVD, o que, sem dúvidas demorará algumas horas, teremos o seguinte padrão de arquivos.

Vts_01_1.vob

É o filme em si (VOB = Vídeo Objects)

vts_01_0.ifo

Informações de navegação

Vts_01_0.bup

Backup do arquivo acima

video_ts.ifo

Informações de navegação secundária

video_ts.bup

Backup do arquivo acima

Agora, dê uma olhada no diretório onde o filme de DVD foi "ripado". Atente para o nome dos arquivos maiores (os que passam de 100 MB). No exemplo acima, os maiores de todos seriam os com nome Vts_01_X.vob. Existem outros arquivos VOB que geralmente são ripados junto com o filme. Eles são trailers e outros vídeos que as empresas de filmes colocam junto com o prato principal. Para converter esse DVD você tem que abrir o arquivo de informação.ifo no programa Flask MPEG, que no exemplo figura como Vts_01_0.ifo O arquivo .ifo receberá um nome correspondente ao arquivo.vob extraído.

Agora você vai lançar mão do FlasK MPEG. Dentro do programa, vá até o menu File + Open DVD e indique o arquivo.ifo do filme extraído no HD.

Selecione a duração do filme (Duration). O programa já acha o valor e apresenta como primeira opção na lista de escolha. Abaixo, selecione a linguagem das disponíveis no DVD você deseja associar ao filme em DivX. Clique em FLASK THIS DVD!

Hora de configurar o DivX. Clique em Options + Global Project Options (Export Movie Settings). Atenção! Nesse ponto, você já deve estar com o DivX Codec instalado no computador.

Aparecerá uma tela com as configurações do vídeo. Dê atenção para a caixa TIME BASE, onde é indicado o número de quadros por segundos que o filme original usa. No padrão PAL, a taxa é de 25. No padrão NTSC, o número de qps é 29,97.Vá para a aba Áudio e escolha a qualidade sonora. Selecione "Decode Áudio" e 48000hz, qualidade suprema. Depois, clique Post Processing. Não mexa em nenhuma configuração dessa aba, apenas certique-se de que a opção KEEP ASPECT RATION está selecionada.

Na aba Files, escolha o destino do novo filme e o nome do arquivo.

Na aba General, deixe a opção COMPILE WHOLE FILE marcada para converter o filme inteiro. Se você quiser gravar apenas alguns minutos do filme para testar sua qualidade ou se a gravação está na linguagem correta, deixe a mesma opção desmarcada e escolha o intervalo a se converter.

Voltando à tela principal do Flask MPEG, vá até Options + Output Format Options

Na próxima tela, clique no botão SELECT CODEC de vídeo. Escolha DivX ;-) MPEG-4 Low-Motion. Escolha o bitrate. O padrão é 910Kbps, mas em testes, para gravar 112 minutos em um CD-ROM é preciso baixar esse número para 815 kbps.

Depois clique em SELECT CODEC na seção Áudio (botão logo abaixo do Select Codec de vídeo)

O codec MP3 ainda é o melhor para esse caso. Não escolha DivX Áudio, escolha MP3. Defina os atributos do som.

3.b. Convertendo para o formato DivX

Clique em Run – Start Conversion no Flask MPEG. Uma tela como a abaixo vai aparecer mostrando o andamento da conversão, que não dura menos de 10 horas seguidas num computador de 500 Mhz e 64 MB de memória RAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário