terça-feira, 23 de outubro de 2007

Acesso Remoto com UltraVNC

Escrevi um pequeno e prático guia para usar o UltraVNC que, para quem não sabe, é um software de acesso remoto que permite usar outro computador através da rede, como se estivéssemos na frente dele.



O UltraVNC é uma versão melhorara, mas rápida e fácil de usar do VNC - Virtual Network Computing - que é um protocolo desenvolvido para permitir o acesso remoto a computadores, mas que diferentemente do TelNet e do SSH usa uma interface gráfica, o que facilita bastante o trabalho principalmente em sistemas Windows, MacOS X, Linux rodando KDE, Gnome e qualquer outra interface. Os sistemas não precisam ser os mesmos para permitir o acesso, assim nada impede que à partir de uma máquina com Windows você acesse outra rodando o KDE sobre Linux. O UltraVNC é para Windows, mas é compatível com qualquer versão do VNC.

Desenvolvido com código aberto (Open Source) e sobre licença GPL, o UltraVNC é distribuído gratuitamente e é uma "mão na roda" para administradores e pessoal de suporte de redes que precisam atender clientes da rede com pequenos problemas no computador. Imagine você não ter mais que se deslocar vários andares apenas para configurar uma impressora ou verificar a presença de vírus em um disquete. Basta abrir o UltraVNC Viewer ou usar um navegador web e você terá a tela do PC do cliente em seu desktop. Para quem administra WANs então, nem se fala. Podemos até mesmo controlar PCs em outros estados ou países, desde que estejam na mesma rede.

O UltraVNC é um software recomendado apenas para redes locais pois pode ser extremamente perigoso se acessível pela Internet. Qualquer um que descubra a senha terá controle total sobre o servidor VNC. Muitos administradores de redes bloqueiam as portas usadas pelo protocolo VNC em seus firewalls para evitar problemas de segurança e usuários ingênuos.


Instalando e configurando o UltraVNC


Esses passos servem, com poucas ou nenhuma alteração para a maioria das distribuições VNC para Windows, inclusive o VNC tradicional.

O UltraVNC é dividido em duas partes:

  • UltraVNC Server - Deve ficar ativo na máquina remota, ou seja, na que será acessada. Cuidado em que máquinas o Server será usado porque ele é a parte perigosa do VNC;
  • UltraVNC Viewer - É usado para acessar a parte Server, é o cliente que se conecta aos servidores para permitir o acesso remoto.

Pra começar a instalar, baixe a versão mais recente do UltraVNC na página de downloads ou no site oficial. A instalação é bem simples e abaixo está um resumo:

  • Dê um duplo clique no ícone do instalador que você baixou;
  • Na primeira janela, escolha o idioma e clique em [Ok]. Não há a opção do português então eu sugiro o uso do idioma "Inglês";
  • Clique em [Next >], concorde com a licença clicando em "I accept the agreement" e clique em [Next >] novamente;
  • Mantenha o local de instalação como "C:Arquivos de programasUltraVNC" e clique em [Next >];
  • Agora você deve selecionar o tipo de instalação mais adequado. As opções são:
    • Full installation - Instala o pacote completo;
    • Server Only - Se você está instalando no computador remoto, o que será acessado;
    • Viewer Only - Se você está instalando no computador do administrador, o que acessará o(s) outro(s);
    • Custom Instalation - Permite que você escolha o que quer instalar. Se escolher essa, você já conhece bem o VNC e não precisaria estar lendo isso!
  • Selecione a instalação adequada para cada caso e clique em [next >];
  • Deixe o atalho como "UltraVNC" e mais uma vez clique em [Next >];
  • Agora, temos várias opções possíveis onde as mais importantes são:
    • Register UltraVNC Server as a system service - Marque esta opção para que o Servidor VNC inicie junto com o PC. Se quer apenas testar o VNC ou iniciá-lo manualmente para manter a segurança alta, deixe desmarcado;
    • Start or Restart UltraVNC service - Permite controlar o servidor via "Ferramentas administrativas do Windows". Se marcou a opção acima, marque esta também;
    • Create UltraVNC desktop icons - Marque se você deixou as opções anteriores desmarcadas para que tenha acesso mais rápido ao programa;
  • Selecione as opções acima conforme as necessidades, deixe o restante desmarcado e clique em [Next >]. Essas opções podem ser modificadas na configuração do UltraVNC posteriormente;
  • Clique em [Install] e aguarde o fim da instalação;
  • Clicando em [Next >] e depois em [Finish], concluímos o processo.

Repita os passos acima em todos os computadores da rede que usarão o VNC.

Com tudo instalado, vamos configurar o servidor de cada micro que será acessado. Primeiro temos que ter o UltraVNC rodando. Reinicie o computador ou simplesmente dê um duplo clique no ícone do UltraVNC Server no Desktop ou em "Iniciar/Programas/UltraVNC/". Aparentemente nada acontece, mas olhe que o ícone azul do VNC está ao lado do relógio, na bandeja do Windows.

Dê um duplo clique neste ícone para abrir a janela "WinVNC: Current User Properties", onde configuramos todas as opções do servidor VNC. Ela é meio confusa e assustadora no começo, portanto vamos nos resumir ao que interessa: a senha de acesso é a coisa mais importante que deve ser configurada e influi diretamente na segurança do computador remoto, portanto, na parte "Authentication", coloque no campo "VNC Password:" a senha que será usada para acessar este micro. Bom, não preciso falar sobre a segurança das senhas não é?

Janela de configuração
Janela de configuração do VNC Server.

Dê um [Ok] e o server já está rodando. Aproveite para anotar o IP deste PC na rede. Para isso, basta colocar o ponteiro do mouse sobre o ícone do VNC ao lado do relógio, sem clicar, e ele mostrará rapidamente o IP atual. Use este mesmo procedimento com o cliente quando estiver fazendo um atendimento remoto, pedindo a ele que pare o ponteiro sobre o ícone.

Obtendo o IP
Obtendo o IP do servidor.

Uma dica importante é configurar o firewall do servidor para aceitar conexões do UltraVNC Server pelas portas 5800 e 5900 que são as usadas pelo VNC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário