quinta-feira, 5 de abril de 2007

CinemaForge 2.0

Fala galera beleza,procurando uma resposta para como converter os vídeos em formato .flv baixados do YouTube (ou outro site de vídeo qualquer) para mpeg, avi, wmv, enfim, uma extensão que possa ser utilizada em programas como o Windows Media Player, ou até mesmo em DVD's que suportam VCD's (arquivos de vídeo em formato mpeg).

A resposta que tenho pra vocês é o programa Cinema Forge. ele é um conversor de vídeo e áudio que suporta os mais diversos arquivos. Ele converte arquivos em Flash (SWF e FLV), MPEG, AVI, WMV, RM, MOV, ASF e até JPEG para criar miniaturas do vídeo convertido. O programa basicamente é uma versão gráfica e de fácil utilização do tal ffmpeg. O programa é gratuito para testar, to testando ele já há uns 3 meses e em nenhum momento fui obrigado a baixar a versão paga do programa. Ao que parece ela só é necessário caso você queira utilizar o recurso de upload pra hospedar os vídeos convertidos no programa, no servidor deles na internet.

E como converter meus vídeos usando o CinemaForge?

Agora que você já baixou e instalou o CinemaForge, está tendo dificuldades em converter o vídeo para o formato desejado? Tudo bem, aqui embaixo vou ensinar passo a passo, como converter os vídeos. Usarei os vídeos baixados no YouTube como exemplo, mas você pode converter a maioria de outros tipos de vídeos também. Então aí vai, por favor, prestem atenção para não perguntarem algo que o texto já explica. =)

1. Primeiro você baixará o vídeo no YouTube (se você não tem idéia de como fazer isso, clique aqui). Depois de baixar, verifique se a extensão do vídeo baixado está .flv. Depois disso abra o CinemaForge, no campo Input do "File Selection", clique no ícone gráfico da pasta, lá, vá até a pasta onde você salvou o vídeo, selecione o arquivo de vídeo desejado e aperte ok.
Cinema Forge interface


2. Depois de selecionar o arquivo que você baixou, repare que ao lado da opção "Output" no "File Selection" existe um botão chamado "Doc Type", clique nele e escolha em qual formato você deseja salvar o vídeo. Se você quiser assisti-lo no DVD, recomendo que escolha a opção Motion Picture Experts Group (MPEG), se você deseja assistir no computador mesmo, a mais convidativa é a Windows Media Video (WMV). Mas sinta-se livre em escolher a opção de seu interesse e vá para a outra etapa. =)
Cinema Forge interface


3. Agora é hora de prestar atenção no "Video Options" e "Audio options". Escolha qual qualidade você quer salvar o seu vídeo, se você irá assisti-lo no DVD, recomendo que salve com a qualidade "High" (embora não faça muita diferença) se você vai assistir no computador mesmo, "Good" já dá pro gasto. O Bitrate também é importante, quanto maior, melhor. Lembre-se de deixar a opção "Include Video's Audio" marcada, caso contrário seu vídeo ficará mudo. Acredito que valha a pena colocar o "Channels" como Stereo. Repare as opções que escolhi para o meu vídeo na imagem abaixo:
Cinema Forge interface


4. Pronto, confira se está to jeito que deseja e aperte o botão "Encode". É agora que a eficiência do programa será posta à prova. O programa demora um pouquinho para converter o vídeo selecionado, dependendo da velocidade do computador. Repare que um bonequinho ficará se mexendo embaixo do programa enquanto estiver convertendo o vídeo e, no quadrado azul ao lado dele, serão colocadas as informações se ele conseguiu converter, qual tamanho ficou, se não deu, etc...

Problemas e outras dúvidas comuns

Já aconteceu de eu não conseguir converter alguns vídeos para outro formato, não sei explicar o motivo e não adianta perguntar nos comentários. Caso seu vídeo fique sem som, provavelmente o motivo é que o senhor converteu para um formato que não possui os codecs necessários para rodá-lo em seu computador. tente baixar um pacote de codecs e se o problema persistir, é porque não deu mesmo. Tente converter pra outro formato, os meus WMV costumam SEMPRE funcionar. =)

Vale lembrar que a qualidade do vídeo nunca será superior a qualidade do vídeo que você baixou, se você baixou um vídeo muito quadriculado ou manchado, ele também ficará manchado ou quadriculado quando você converter, em alguns casos pode até piorar, até onde eu sei, não dá pra melhorar magicamente a qualidade de um vídeo. =/

Espero que a dica seja útil aos senhores e senhoras. =)

Outra solução?

Sempre é bom ter a possibilidade de opções, não conheço outro conversor tão bom quanto o CinemaForge, já testei outros sem êxito. Mas se você quer mesmo baixar vídeos do YouTube e convertê-los automaticamente e sem nenhuma dor de cabeça, tente utilizar o VDownloader ou DownTube, eles não funcionam em 100% dos casos mas são extremamente fáceis e eficientes. =)

2 comentários:

  1. Fabio, obrigado pela dica de como usar o cinema forge, fiz e deu tudo certo, as vezes acontece que o trava um pouquinho no dvd e observei também que o bitrate tanto faz em 200 ou em 768 fica igual não vi muita diferença


    Um Abraço e feliz ano novo
    Nascimento - Rj

    ResponderExcluir
  2. 1) Cinema Forge 2.0 freeware, aparentemente, tem prazo de validade.
    Após um período de uso, tanto o Winamp como o Windows Media Player não conseguem mais ler arquivos que o Cinema Forge converte de flv para avi . Tentam, sem sucesso, localizar na Internet o codec para leitura dos arquivos e acabam travando.

    Os mesmos arquivos "flv", que tinham sido convertidos anteriormente para formato "avi" pelo Cinema Forge 2.0 continuam sendo lidos normalmente pelos tocadores.

    2)Cinema Forge 3.0
    A versão freeware somente permite optar por qualidade de imagem "same" e neste caso a conversão de um arquivo flv de 8kb gera um arquivo avi de mais de 500 Mb. Típica armadilha para o usuário adquirir a versão paga.

    ResponderExcluir